quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Provedor de Internet com BrazilFW - BFW


Já pensou em usar Linux para gerenciar um provedor? Agora você vai aprender de uma forma simples como fazer isso, e ainda vai ler algumas dicas sobre como começar um provedor.

Vamos usar a distribuição Linux  BrazilFW ou BFW, ela é bem estável e está na sua versão 3.x, para realizar a configuração em um servidor, pode usar um computador antigo com 2 GB de memória e HD 160G com 2 placas de rede.

Para obter sua imagem ISO acesse o link abaixo, depois de realizar o download, grave em um cd ou dvd.


A instalação é bem simples, coloque o servidor para iniciar o boot pelo dvd, 
Aperte Enter
Depois faça login.
Usuário root
Senha root
Clicar em Enter
Escolha seu HD e clica em O.K
Clicar em Enter
Depois em Enter novamente.
Remova o disco e clica em Enter
Pronto! O BFW está instalado.
Em menos de 5 minutos seu sistema está instalado e pronto para usar.
Nas próximas configurações vamos usar o webAdmin, ele trás um ip padrão, caso queira mudar, basta fazer login no terminal e digitar o comando.
# edit /etc/brazilfw/logical/local
Depois de alterar digite ctrl + QY( ele salva e sai do arquivo)
Depois disso digite backup e depois reboot
Dica: É necessário o comando backup para que seja salvo as alterações.
Já pode abrir em seu navegador o webAdmin, HTTPS://seu_ip:8181
Deve dar um erro de certificado, pode clicar em continuar.
Usuário e senha padrão 
Usuário root
Senha root
Essa deve ser a tela que será apresentada no navegador.




Agora vou passar algumas informações básicas sobre o sistema antes de continuar.

Para alterar a senha.

WebAdmin => Menu => Configurações => Sistema => Senha do Sistema.

Normalmente ele já configura a conexão de internet por DHCP, se precisar alterar isso é só seguir esse passo a passo Trocar IP do BFW

Vamos preparar o ambiente para instalar o sistema do provedor.



WebAdmin => Menu => Configurações>Servidor MySql>Configurações

Marca como Ativo e salva

Depois clica em iniciar.



Agora já podemos começar a instalar o EPM e os demais pacotes.

Vamos atualizar a lista de pacotes

WebAdmin >Add-nos >Gerenciar >Instalar/atualizar

Deve bloquear o Pop-up, libere e aguarde carregar a lista.

Vamos Instalar alguns pacotes.
Obs: Nesse artigo não será utilizado todos os pacotes, porém nos próximos será necessário, então já pode instalar.

Htop - visualizador de processo interativo em modo texto para Linux.

phpMyAdmin 4 –  é uma ferramenta livre escrita em PHP destinado a lidar com a administração do MySQL via browser

TCPDF Minimal - Para gerar PDF

Samba  - Samba é um conjunto de programas de interoperabilidade padrão do Windows para Linux e Unix
Easy Provider Manager - Gerenciador Fácil para Provedores de Internet

Basta clicar em Instalar que é feito a configuração.

Depois de ter feito as instalações, vamos ajustar alguns serviços de rede necessário para colocar  o servidor em produção.

DNS

Configurações>DNS

Coloque seus servidores que já usa, eu prefiro os do Google.

Primário 8.8.8.8 
Secundário 8.8.4.4

Habilite o uso de servidor DNS externo.

Salva e reinicia.

Ativar o QoS

Configurações> Qualidade do Serviço > configurações

Marca “sim”

Depois no mesmo menu de qualidade do serviço, põem o ip da sua maquina em isentar, para conseguir acessar o servidor EPM dentro da sua rede.

Configurações> DHCP>Escopo

Aqui você pode alterar a faixa de ips.

Servidor Proxy/cache * opcional

O cache já foi muito usado, alguns gostam outros não, fica sendo opcional ativar.

Configurações>cache em disco > ativo “sim” salva

Depois de realizar as alterações, vamos salvar tudo pois se reiniciar ele perde as configurações, sempre que fizer uma alteração, salve.

Configurações> Salvar configurações

Vamos as configurações do EPM.


Add-nos >easy provider manager>configurações

Ativo “ sim”

Bloqueio “sim”

URL para redirecionamento ( copie o link do navegador ou vai dar erro!)

http://g1.globo.com/

URL de exibição

Pode criar uma personalizada

www.meuprovedor.com.br

salva e inicia

Depois faça backup do seu sistema.

Add-nos >easy provider manager>faixa preferencial de ips

Coloque a faixa que vai trabalhar.

Agora vamos na parte de configurar os usuários, planos e velocidades

Add-nos >easy provider manager>EPM – Controle


Coloque seu login e senha, se for o padrão ainda.
Usuário root
Senha  root

Vamos usar o menu cadastros

Cadastros > plano

Clique em adicionar

Em Plano coloque o nome por exemplo 2MB

Download padrão 2048

Upload padrão 1024

ZPH - Pode por o dobro do download, ele é para usar o cache em disco.

Título e descrição, pode por algo referente ao plano de 2MB

Agora vamos cadastrar o cliente
Cadastre os dados necessários e vamos para a próxima etapa.

Depois disso, vamos criar o login dele

Em controle com usuário e senha marque “ sim” e cadastre o login

Depois preencha o nome de host IP MAC da reserva.

Pode pegar essas informações no servidor dhcp também.

Reinicie seu servidor e seus clientes já vão ter que fazer login e senha, basta abrir qualquer site em http que aparece a tela de login.

Vamos na parte do financeiro.

Controles> pagamentos

Na parte de boletos, sempre que der baixa ele já cria outro com 30 dias a frente.

Assim facilita sua vida na parte de gerar boleto.


Dica! Se estiver com o servidor, pode acessar o WebAdmin direto nele, basta usar o comando 

# videomode
Escolha a resolução do seu monitor, e passe para o sistema com o mesmo comando por ex.

#videomode 1
Faça backup
#backup
Reinicia
#reboot
Pronto! Já pode usar o navegador no próprio servidor com o comando abaixo.
#startx


Agora vamos para as Dicas

Dicas para começar um provedor com o pé direito!



1- Atendimento.

Sim, o maior problema que existe hoje nos provedores é o atendimento, invista em qualificar sua equipe e evite deixar o cliente aguardando para ser atendido ou precisar ligar 2 ou 3 vezes.
Procure facilitar a abertura de chamados e evite deixar a sua rede parada, pois isso gera um número enorme de ligações, e enquanto você atende reparos, deixa de fazer novas instalações, e vamos ser realista, a área de atendimento é extremamente estressante, então procure melhorar o ambiente ao máximo para não ter um novo atendente todo mês.
Outra dica é, se você é o único provedor no local, não tente se prevalecer disso achando que não é porque não tem concorrência que as pessoas tem que aceitar aquilo que é entregue e pronto, isso só “queima” sua imagem, procure andar correto para crescer.

2- cadastro de clientes
Faça um cadastro detalhado, com referência do local e dados como telefone e e-mail, outra coisa que consome muito tempo no atendimento é atualizar o cadastro, pois hoje em dia, as pessoas trocam muito rápido de telefone, então é difícil manter isso atualizado.

3-Reuniões.
Faça as reuniões no horário de expediente, chegar mais cedo ou ficar até mais tarde é complicado, o ideal dessas reuniões é expor problemas em busca de soluções e não ser só para cobrança e sim para divulgar melhorias, como novas ferramentas, treinamento, benefícios, quer motivar sua equipe? Ofereça benefícios, cesta básica, um café da manhã melhor, um plano de cargos e salários.

4- Equipe técnica.

“Seus homens lutariam por você sabendo que você não lutaria por eles?” Jon Snow *GoT

Invista em seus colaboradores, pois eles são seus clientes internos, precisam de treinamento, motivação e oportunidades internas, caso contrário, você vai ter uma equipe desmotivada que só está esperando a primeira oportunidade para sair.
Faça treinamentos internos, para que eles aprendam sobre o produto da empresa, sobre a concorrência e como atender bem o cliente.
Cada técnico deve ter um notebook para realizar testes, procure comprar com uma configuração razoável e instale o GNU/Linux nele, pode ser o Fedora ou Ubuntu.( sugestão)*.
Faça um uniforme, crachá para seus funcionários, assim você reforça a imagem e seriedade da empresa.
Procure pagar as horas extras! Evite problemas futuros e procure agir da maneira correta com eles para poder cobrar o mesmo.
Se não pode no momento arcar com essas despesas, então não contrate.
E Lembre-se

"As pessoas costumam dizer que a motivação não dura muito. Um banho também não – por isso recomenda-se que os dois sejam diários."
Zig Ziglar.

5- Frota
Procure ter veículos próprios, ponha GPS para monitorar a frota e sempre faça check list do veículo.
Nele, procure manter um kit de ferramentas, escada e transformador portátil de 12v para 110v assim no percurso, os técnicos podem recarregar os notebooks.
Sempre faça manutenção e tenha seguro nesses veículos, procure fazer adesivos para colocar no veículo, assim ajuda na propaganda da empresa.

6- Identidade digital.
Procure ter um site aonde seus clientes encontrem informações básicas.
Área de atendimento, planos e valores, telefone de contato, ponha um formulário aonde o cliente possa enviar uma mensagem para você, tenha um plano de e-mails com o nome da sua empresa, isso passa seriedade para seu cliente.

7 Rede
O ideial é usar fibra óptica na rede, porém o investimento é alto, então use o bom e velho cabo de rede, assim que possível mude para fibra óptica, faça alguns treinamentos e então compre o equipamento e evite queimas em época de raios.
Os maiores problemas de usar o cabo de rede comum são as linhas de pipa com cerol, que corta os cabos e pode parar toda uma rede.
*Dica. Procure os vereadores de sua cidade e a guarda municipal e proponha uma “patrulha legal” uma ação da prefeitura para combater o uso da Pipa com cerol, o objetivo é a guarda municipal ir nos bairros e trocar as pipas por bolinha de gude e outros brinquedos, assim diminuiu os riscos de choques e de corte de cabos.


Se precisar de consultoria, configuração de servidores, Mikrotik, antenas, pode entrar em contato.